Atividades
Lisboa, capital de Portugal desde 1255, é um destino para ser explorado em prazerosas caminhadas. Grande parte das atrações turísticas está próxima do centro, nas regiões de Baixa, Chiado, Alfama e Bairro Alto.
Alguns dos lugares mais indicados para se visitar são: Mosteiro dos Jerônimos; os museus antigos, como o do Carmo e Calouste Gulbenkian; o Centro Cultural de Belém; o extraordinário Oceanário; e o Museu do Design e da Moda. Se estiver cansado, uma excelente pedida é sentar em um dos cafés da região e aproveitar para apreciar a vista ao seu redor.
Gastronomia
Extremamente deliciosa, a gastronomia lusitana agrada em todos os sentidos o paladar brasileiro. Seja em restaurantes, tascas ou cafés, os pratos mais procurados são à base de bacalhau.
Com ele, não deixe de experimentar o pastel de Belém, o cozido português, a imensa variedade de doces (leite-creme, lampreia de ovos, queijadas de sintra, fofos de belas, trouxas da malveira, entre outros) e, claro, o vinho do Porto.
Compras
Para os apaixonados por compras, Lisboa oferece desde artigos tradicionais a boutiques de renomadas marcas. Para conhecer as lojas mais tradicionais, comece visitando a Baixa. Em Chiado, é possível encontrar uma oferta mais glamorosa e diversificada. Na Avenida da Liberdade, as grandes marcas internacionais marcam presença. Vinhos, roupas e livros são os itens mais procurados por quem passa por essas regiões.
Como chegar
A TAP é a principal companhia portuguesa e a que oferece mais voos entre Lisboa e várias cidades brasileiras, como Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo (algumas operações partem de Campinas). A TAM é outra companhia que opera para a capital portuguesa. O voo é de aproximadamente dez horas.
Melhor época
A melhor época para visitar Lisboa é de junho a agosto, durante o verão europeu. Porém, para quem quer aproveitar o frio, entre novembro e fevereiro a cidade tem uma temperatura média de 12°C.